sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Classificação Brasileira de Ocupações - CBO


Instituído deste de 1982 em sua primeira edição, atualizado em 1994 e novamente em 2002, a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) publicação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), traz a identificação das ocupações no mercado de trabalho já cadastradas pelo Ministério.

Esta última atualização de 2002, visou a utilização de uma nova metodologia de classificação e fez a revisão e atualização completas de seu conteúdo. 

De acordo com MTE, a CBO é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Sua atualização e modernização se devem às profundas mudanças ocorridas no cenário cultural, econômico e social do País nos últimos anos, implicando alterações estruturais no mercado de trabalho.

A nova versão contém as ocupações do mercado brasileiro, organizadas e descritas por famílias. Cada família constitui um conjunto de ocupações similares correspondente a um domínio de trabalho mais amplo que aquele da ocupação.

O banco de dados do novo documento está à disposição da população também em CD e para consulta pela internet.(confira aqui o site)

Nesta publicação, pode-se conferir também todas as ocupações cadastradas relacionadas ao Turismo e Hotelaria. Basta fazer uma pesquisa com as palavras turismo, lazer, hotelaria ou uma outra referente a seu desejo e ver quais as ocupações existentes.

Lá é possivel ter conhecimento sobre as descrições e condições de trabalho, as atividades de cada ocupação, as formações e expiêrencias necessárias, entre outras. 

Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário