quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Copa do Mundo 2014

Portal Copa 2014 - 05/08/2009

Projeto Olá, turista! capacitará 80 mil profissionais de turismo

Cursos de inglês e espanhol serão ministrados à distância

Ministério do Turismo (MTur) deu início à preparação do time que receberá os turistas durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014. A partir de 21 de agosto, 500 profissionais ligados ao setor participarão de cursos gratuitos de inglês. Trata-se da experiência-piloto do programa Olá, turista!, uma parceria com a Fundação Roberto Marinho, que capacitará cerca de 80 mil pessoas até o Mundial. O investimento do governo federal no programa é de R$ 13,92 milhões.

A fase piloto do projeto será realizada no Rio de Janeiro (RJ) e em Salvador (BA). Até dezembro, 250 profissionais de cada capital participarão dos cursos de inglês oferecidos gratuitamente pelo site www.olaturista.org.br. A partir de 2010, as vagas para os cursos de línguas serão distribuídas em cidades do Rio de Janeiro, da Bahia e do Amazonas.

Segundo Regina Cavalcante, diretora de Qualificação, Certificação e de Produção Associada ao Turismo do MTur, a escolha dos estados teve motivo certo. “Procuramos escolher diferentes regiões do País que fossem importantes portões de entrada de turistas estrangeiros.”.

Os cursos serão à distância (online). O acesso poderá ser feito a qualquer hora pelos alunos, dando flexibilidade aos horários de estudo. Além disso, os municípios contemplados terão salas de conexão, equipadas com recursos multimídia e acesso à internet. Nessas salas, os alunos poderão acessar a escola virtual com o apoio de monitores. Elas permitirão também a interação entre os alunos para que troquem informações e experiências.

Os beneficiados serão recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, guias de turismo, artesãos, policiais e outros profissionais da cadeia que trabalhem em contato direto com o público, como o garçom Francisco Mesquita: “Posso dizer que me viro no inglês e no espanhol, mas venderia mais se soubesse falar corretamente as línguas. Com certeza, o curso vai me ajudar muito no trabalho. Por isso será muito importante para mim”.

As inscrições para o piloto já foram fechadas, mas a partir de 1º de setembro as entidades interessadas devem se cadastrar no site do projeto para o preenchimento das vagas de 2010. Os municípios atendidos Rio de Janeiro serão a capital, Búzios, Paraty, Petrópolis e Angra dos Reis. Na Bahia, Salvador, Lençóis, Porto Seguro, Maraú e Mata de São João. E no Amazonas, Manaus, Barcelos e Parintins.

Vale lembrar que para participar dos cursos é preciso fazer parte de uma entidade ligada ao turismo. Podem participar pessoas com mais de 18 anos, alfabetizadas, preferencialmente com o ensino fundamental concluído e/ou microempresários autônomos, que exerçam atividades ligadas direta ou indiretamente ao turismo.

Texto original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário