quinta-feira, 18 de junho de 2009

Profissão no turismo e hotelaria

Recreador / Animador Cultural

Histórico da profissão
Com a profissionalização de muitos setores e o crescimento de empresas ligadas à prestação de serviços, principalmente nas duas últimas décadas, o recreador/animador cultural vem ganhando espaço principalmente em hotéis voltados ao turismo de lazer.
Mas não são só os estabelecimentos de hospegadem que buscam este profissional especializado. Muitas empresas, cientes da necessidade dos seus funcionários por lazer e descontração, já contam com esse profissional em seu quadro de prestadores de serviços, contratando-os para congressos e demais eventos.

Demanda atual
Quanto ao mercado de trabalho, mesmo sendo considerada como uma atividades temporária, mais frequente na alta temporada em hotéis, tem crescido muito a busca por profissionais especializados neste trabalho. Como reflexo do setor de turismo e lazer, a perspectiva é que aumentem ainda mais as vagas para esse profissional. Um dos segmentos de maios ascenção é o da terceira idade.

Características do profissional (Perfil)
Comunicativo e dinâmico, o recreador deve ter facilidade em trabalhar com pessoas de todas as idades e de diferentes grupos sociais, promovendo a boa integração entre os participantesda atividade.
Precisa também ser uma pessoa muito criativa e espontânea, capaz de contornar situações de discussão que venham a ocorrer no relacionamento entre grupos.
Pela atividadeque exerce, deve conhecer e ter boa expressão corporal, além de realizar frequentes atividades físicas. Também é imprescindível o controle emocional, já que do recreador/animador cultural depende o incentivo das emoções de muitas outras pessoas.

Atribuições da profissão
Entre os diversos trabalhos que pode realizar, destacam-se: organização de festas, jogos, festivais de dança, competiçoes esportivas, brincadeiras, gincanas, criação de espetáculos, peças teatrais, etc.
Já em hotéis-fazenda e alberques, o profissional pode responsabilizar-se por atividades como passeios, caminhadas, bailes, sessões de ginástica e dança e animação de aniversários, entre muitas outras.

Formação e nível de escolaridade
Como em diveras outras profissões é recomendável que esse profissional tenha concluído o ensino médio e possua um curso técnico ligado à função. Cursos superiores em Artes Cênicas, Educação Física e Turismo podem complementas e especializar o profissional.

Conhecendo a profissão
Na maioria das vezes o recreador trabalha em um ambiente descontraído, ao ar livre, em quadras poliesportivas, salões de dança, campo, praia, piscinas, entre outras. Não raro, a atividade é confundida com a dos educadores físicos, dada a proximidade de cada função. Mas o recreador/animador cultural é um especialista em aticidades de caráter recreativo e social, entrosando pessoas que, até aquele momento, nem se conheciam.
Organização e cronograma de atividades são quesitos fundamentais na elaboração das atividades, Além disso, de nada adianta ter em mãos as atividades mais criativas e participativas se não houver o interesse por parte dos hóspedes.
Antes de mais nada é preciso avaliar a que público se destina o trabalho: jovem, adulto, terceira idade, misto, etc.
- Crisóstomo, F. R. Turismo & hotelaria. SP: DCL, 2004, pag.248.

Nenhum comentário:

Postar um comentário