quinta-feira, 30 de abril de 2009

Potencial Brasileiro

Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo
Boletim Informativo - Ed. n.º 28 - Março 2009


País em Primeiro Lugar entre as Economias da América Latina.

O World Travel and Tourism Council (WTTC) divulgou a Conta Satélite do Turismo (Tourism Satellite Accounting – TSA) para 2009. O estudo, elaborado pela Oxford Economics, quantifica os diversos aspectos de viagens e turismo de 181 países.

O Brasil, que em 2008 era a 14º nação do mundo com a maior economia de turismo, saltou para a 13º posição em 2009. O País ocupa o primeiro lugar entre as economias de turismo da América Latina (entre 19 países).

O presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, tem uma visão otimista em relação aos países emergentes - entre eles o Brasil: "estes países serão peças fundamentais na retomada do crescimento econômico mundial, gerando milhões de novos viajantes das crescentes classes-médias", declarou. "Isto pode significar tanto um incremento para as viagens internacionais como também criar, cada dia mais, um vibrante turismo doméstico".

Entre os dez primeiros do mundo

O País encontra-se em quinto lugar no ranking geral das economias que devem gerar, em termos absolutos, o maior número empregos diretos em 2009. No quesito que avalia a geração de empregos diretos e indiretos, o Brasil ocupa a sétima posição.

O estudo avalia ainda os países onde mais devem crescer as exportações de produtos turísticos de viagens – quesito que mede os gastos de estrangeiros em produtos e serviços ligados ao turismo e seu impacto na economia local. Neste item, o Brasil ocupa o oitavo lugar entre os 181 países avaliados.

Os relatórios da Conta Satélite trazem previsões e possíveis cenários para os próximos dez anos para o setor, para preparar a indústria do turismo e oferecer dados para ajudar os governos a traçar estratégias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário