segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Como surgiu a palavra Hotel.

A palavra hotel vem do francês hôtel - hoje sem acentuação na língua portuguesa. Designava, em princípio, a moradia do rei da França. Posteriormente, a palavra hotel passou a designar todas as construções que se destacavam em relação ao seu entorno, seja pela imponência arquitetônica, suntosidade ou qualquer outro fator. Hoje em dia é comum vermos a palavra hôtel em edifícios que não são estabelecimentos de hospedagem, mas que possuem as características acima descritas, como Hôtel de Ville (prefeitura), o Hôtel de Dieu, que hoje funciona como museu, mas que socorriam enfermos carentes, em sua maioria, entre outros tipos de estabelecimentos.
Era comum em países como França e Itália, apesar de hoje ainda haver este costume, a aristocracia alugar quartos ou até mesmo todo seu hôtel (ainda no sentido de residência suntuosa, não como meio de hospedagem) às pessoas, quando se ausentava por um período. Hoje essas locações são mais aplicadas para casais em férias, eventos de empresas e casamentos. Geralmente são palácios e castelos antigos.
A palavra hotel popularizou-se para qualquer tipo de estabelecimento onde há locação de quartos mobiliados, porém, quando falamos de hotel, sempre relacionamos àquele estabelecimento mais luxuoso, distinguindo-se dos demais meios de hospedagem.
De Crisóstomo F. R. Turismo & Hotelaria - Ed. Difusão Cultural do Livro, 2004, pag. 24.

2 comentários:

  1. legal, gostei da explicação, tinha curiosidade de saber como surgiu esse estabelecimento chamado de "Hotel" pois, eu trabalho em um, e fiquei curioso em saber.
    Se alguém tiver uma explicação mais específica, eu agradeço.
    jgeraldo94@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a explicação postada ela é muito explicida eu faço curso de hotelaria e turismo a minha apostila é muito extença essa explicação resumi metade dela.

    ResponderExcluir