terça-feira, 25 de novembro de 2008

Projeto do trem de alta velocidade deve sair do papel em 2009.

31/10/2008 - Gazeta do Povo.

O projeto do trem de alta velocidade, ligando Curitiba a São Paulo, deve sair do papel em 2009. O anúncio foi feito pelo Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, nesta sexta-feira (31), durante um encontro com engenheiros na capital paranaense. A abertura da licitação para as obras do primeiro trecho do projeto - ligando Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro – está marcada para o começo do próximo ano. Já o trecho que inclui Curitiba ficaria para o segundo semestre de 2009.

O encontro discutiu, ainda, o andamento de outros projetos na área de transportes no Paraná previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Foi apresentado ao ministro o plano de reforma do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba. O projeto prevê a ampliação do terminal de cargas e da pista principal do terminal, que deve diminuir o intervalo entre pousos e decolagens. A obra deve ser concluída em 2011.

A melhoria da malha ferroviária entre a capital e Paranaguá, um das principais vias de escoamento da produção agrícola do estado, também foi discutida no encontro. Um novo traçado foi feito há 30 anos, obras começaram a ser feitas, mas foram interrompidas.

De acordo com o telejornal Paraná TV 2ª edição, o ministro disse que todas as propostas serão levadas a Brasília para ser avaliada a viabilidade e definir prazos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário