quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Profissionais da Hotelaria


A apresentação dos profissionais diretos, ou seja, aqueles que estão em contato direto com os clientes, deve ser o ponto forte para o marketing do hotel. Um dos principais aspectos na apresentação de um hotel, além do seu nível técnico, evidentemente é a capacitação de seus profissionais colaboradores e a categoria do estabelecimento.
Um hotel de categoria deve de ter um bom restaurante ou um restaurante de nível e a apresentação dos profissionais deve ser o ponto forte para o
marketing e a difusão de uma boa imagem do hotel. Portanto, pode-se entender que todos os profissionais que trabalham em contato direto com o público devem atender às normas pré-estabelecidas pela direção ou gerencia do hotel.
Visando a caracterizar a importância desses profissionais de atendimento, a grande maioria dos hotéis adota em seus treinamentos para os funcionários a importância do uso de uniformes como forma de diferenciar seus profissionais. Os uniformes, além de destinguir os funcionários de atendimento, devem ser confeccionados de acordo com o padrão adotado pelo hotel, no que se refere ao tecido, ao tom de cor, modelo, além estar de acordo com a situação climática do local em que o hotel está instalado.
Outro aspecto de muita importância para a aparência dos colaboradores de um hotel é a higiene, ou seja, os colaboradores devem estar sempre vestindo uniformes impecavelmente limpos. Deve-se considerar ainda os sapatos, que, além de serem adequados ao ambiente, devem ser constantemente limpos e permitir que o profissional sinta-se à vontade, isto é, sem provocar qualquer desconforto.
Dentro do item higiene, é importante salientar que, além do cuidado com o uniforme, a higiene pessoal do profissional é fundamental. Um atendente deve ter uma atenção especial com os dentes, não só no que se refere à limpeza, como também ao estado de conservação. Os dentes dos profissionais de um hotel, em boas condições de limpeza e higiene, podem determinar uma boa imagem do estabelecimento.
No item higiene e limpeza, não se pode deixar de comentar detalhes pessoais como mão limpas, unhas aparadas e permanentemente limpas para profissionais do sexo masculino, e, para profissionais do sexo feminino, caso utilize esmalte, o mesmo deve ser o mais discreto possível.
A higiene geral e com os cabelos também é muito importante: um profissional de hotel deve manter seu cabelo limpo, aparado, sempre bem penteado; deve ainda estar barbeado, sem aparência de gordura ou suor na pele. Quando usar perfumes, que seja discreto e não tenha aroma forte ou desagradável para os hóspedes.
Caso seja um profissional do sexo feminino, os cuidados com o cabelo são os mesmos, ou seja, manter cabelos curtos ou, caso tenha cabelos compridos, mantê-los presos. A maquiagem, se utilizada, deve ser discreta ou em tons suaves e nunca destoar de um padrão normal. Caso pretenda usar perfumes, que seja discreto.
Pode-se interpretar que as normas de higiene para um profissional de uma empresa hoteleira são:
a) cuidar da higiene pessoal;
b) manter a higiene no seu ambiente de trabalho;
c)conservar a higiene no seu traje ou uniforme de trabalho.

Cuidados com a Higiene Pessoal.

- tomar banho e lavar os cabelos todos os dias;
- manter os cabelos bem aparados para os profissioanis do sexo masculino;
- manter os cabelos curtos ou presos para profissionais do sexo feminino;
- conservar os dentes limpos, conservados e fazer, se necessário, tratamento contra mau hálito;
- manter as mão sempre limpas;
- manter-se constantemente limpo.

Manter a Higiene no Ambiente de Trabalho.


- manter a higiene no seu ambiente de trabalho;
- manter o seu local de trabalho organizado e limpo;
- evitar utensílios sujos ou inadequados para o uso;
- direcionar corretamente o lixo no seu local de trabalho;
- evitar gordura nos objetos ou utensílios de trabalho;
- tomar o máximo de cuidado com os alimentos e bebidas que serão serviços aos hóspedes.

Higiene no Traje ou Uniforme de Trabalho.


- o uniforme deve sempre estar impecável, principalmente no que se refere à limpeza;
- os trajes ou uniformes devem ser corretamente passados e esterilizados.

Postura Profissional na Hoteleira.

O profissional de uma empresa hoteleira deve manter uma postura condizente com seu serviço, ou seja, deve estar sempre pronto e em posição de prestar um bom atendimento para os hóspedes.
Visando a um pronto atendimento, o funcionário deve manter-se sempre atento, com gestos e comportamentos que demonstrem seu preparo para a função.

Outros apectos importantes que devem ser evitados no comportamento do funcionário de uma empresa hoteleira:

- evitar conversas não pertinentes ao momento ou ao ambiente;
- evitar tom de voz muito alto;
- evitar diálogos com tom muito alto;
- evitar comer, beber ou fumar durante o atendimento;
- evitar o mau humor;
- evitar desequilíbrio emocional;
- evitar gestos inconvenientes no ambiente de trabalho.

Relações Humanas na Empresa Hoteleira

Um outro aspecto importante para o profissional de empresa hoteleira é como conduzir as relações humanas no seu ambiente de trabalho. Cada pessoas possui um determinado perfil que difere de todos os demais, ou seja, tem sua própria personalidade e com certeza agirá de forma diferente em certas circunstâncias.

Para estabelecer um bom relacionamento no ambiente de trabalho, pode-se prever ou sintetizar alguns comportamentos que podem propiciar bons resultados.

- procurar entender e ver as pessoas como são;
- procurar ouvir mais do que falar;
- procurar não ser agressivo, irônico ou indelicado;
- procurar não desrespeitar seu superior hierárquico;
- procurar promover uma integração, visando a compreender e ser melhor compreendido;
- procurar não ter antipatia pelos colegas e, caso tenha, tentar eliminá-la;
- procurar sempre estar alegre e sorridente;
- procurar pensar e analisar o que pretende falar, evitando discussões;
- procurar manter sua posição em uma polêmica qualquer relacionada com o serviço em um bom nível e sem agressividade;
- procurar não fazer fofocas ou falar mal do outros;
- procurar estar sempre pornto a ajudar um colega de trabalho;
- procurar respeitar sempre as normas estabelecidas pela empresa;
- procurar tratar a todos com o máximo de respeito.

Assim com empenho e didicação, tendo como base todos e esses procedimentos descritos, certamente o serviços prestados pelos colaboradores de um hotel, conseguirão atingir um alto padrão de eficiência, eficácia e hospitalidade, passando uma excelente impressão para seus clientes.
Francisco R. Crisóstomo, Hotelaria e Turismo, 2004.

Um comentário:

  1. Prezado, Domenique:

    Estou me graduando em Turismo no final deste ano (2009), e o tema da minha monografia é:
    "A CONTRIBUÇÃO DO UNIFORME PARA O MARKETING DO HOTEL NA PERCEPÇÃO DO FUNCIONÁRIO E DO HÓSPEDE". Se por acaso vc conhecer algum livro, além desse que vc cita acima, ao qual eu já tenho, que trate do assunto. Faria a gentileza de me escrever nesse e-mail: correiojjunior@hotmail.com

    Ficarei muito grato

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