quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A Excelência da Qualificação Profissional: Passaporte para o Mercado de Trabalho


Excelência: essa é a palavra-chave do setor de hotelaria e turismo para o novo milênio. O crescente desenvolvimento da área, as mudanças econômicas, sociais, culturais, a evolução e aplicação de novas tecnologias e as expressivas mudanças nos padrões e métodos de organização e gestão trazem novos desafios para os profissionais que atuam nas organizações e sobretudo nas empresas. A globalização impõe-se ao mercado brasileiro com muita velocidade, principalmente com a chegada dos grandes complexos hoteleiros no país.
Para participar e contribuir nessa evolução, empresários e profissionais terão de buscar a eficiência dos produtos e serviços turísticos, de hospedagem e de alimentação e, principalmente, a excelência da qualificação dos profissionais que estão ou pretendem entrar no mercado de trabalho.
Segundo os dados da Embratur, o Brasil receberá até o ano de 2005 US$ 6 bilhões em investimentos privados. São 300 novos hotéis em construção e 10 novos parques temáticos, que irão gerar 140 mil empregos diretos e 420 mil empregos indiretos.
É inegável que apesar de altos índices de desemprego, o segmento não possui profissionais que estejam prontos para atender a demanda.
Para reverter esse quadro é fundamental o papel das instituições de ensino, que deverão atualizar-se e permanecer sintonizadas com as transformações do mercado de trabalho, mantendo um intercâmbio permanente com as organizações e possibilitanto práticas pedagógicas compatíveis com a realidade que os alunos enfrentarão. As instituições que oferecerem educação profissional terão de repensar seus cursos, adotando metodologias que promovam o ensino, visando ao desenvolvimento de competências específicas, mas preocupadas em formar profissionais que possuam uma compreenção do conjunto, permitindo diálogo e interação com as demais áreas e criando condições para que no futuro sejam capazes de conquistar e ampliar seu espaço profissional dentro das organizações.
Tome-se como exemplo as inovações proporcionadas pela informática. Hoje é impensável que uma instituição de ensino ofereça um curso na área de hotelaria e turismo que não tenha em seu currículo noções básicas de informática e aplicações de
softwares de gerenciamento. Desde o porteiro, cozinheiro e camareiras até profissionais de nível gerencial precisam obter conhecimentos dos recursos oferecidos pela informática. Atualmente, existem equipamentos instalados em cozinhas de hotéis e restaurantes, especialmente na área de panificação, que são totalmente automatizados e requerem dos cozinheiros e ajudantes conhecimentos mínimos. No âmbito gerencial, além dos conhecimentos básicos, é preciso familiarizar o futuro administrator com softwares empecíficos de gerenciamento, ferramentas indispensável mesmo em organização de pequeno porte. Da mesma forma é imprescindível que a instituição de ensino mantenha um intercâmbio profissional com as empresas que compõem o setor, sejam elas hotéis, restaurantes, etc., ou seus fornecedores, para que os alunos também possam vivenciar a prática profissional.
Cabe salientar que projetos educacionais na área de hotelaria e turismo só contribuirão com a formação de novos profissionais e com o crescimento do setor, se realmente aliarem a teoria à prática profissional. Para tanto, as instituições de ensino precisam investir em parcerias, sejam dos setores de produtos e serviços, de equipamentos e tecnologia, parceria com hotéis, restaurantes, etc., para a vivência profissional, e efetuar convênios educacionais com assossiações, instituições e estabelecimentos comerciais. Apenas assim estarão contribuindo efetivamente para a preparação, o ingresso e, sobretudo, a permanência dos novos profissionais no mercado de trabalho. Por outro lado, as organizações e empresas do segmento só sobreviverão nesse mercado extremamente competitivo se formarem equipes de trabalho cujo objetivo seja sempre a excelência.
Por Fernando Antonio Menezes, Revista Hotelaria, fevereiro de 2001.

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