terça-feira, 11 de novembro de 2008

Curso a distância de Qualificação em Turismo de Aventura

Aventura Segura - 4

Programa de Qualificação e Certificação do Turismo de Aventura – Programa Aventura Segura.


Uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o SEBRAE e executado pela ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura, oferecem cursos de educação a distância (EAD) voltados ao segmento do Turismo de Aventura. Atualmente estão disponíveis três modalidades de aprendizado: curso de Sistema de Gestão da Segurança, curso de Gestão Empresarial e o curso de Competências Mínimas do Condutor. Estes cursos fazer parte do Programa Aventura Segura destinado a fortalecer, qualificar e estruturar o segmento do turismo de aventura no Brasil realizando iniciativas voltadas para o desenvolvimento com qualidade, sustentabilidade e segurança.

Os cursos são oferecidos pela internet e podem ser feitos em todo o território nacional, são uma oportunidade de aprendizado essencial para empresários, profissionais e condutores de turismo de aventura que estejam interessados em melhorar a qualidade e a segurança dos serviços que oferecem.

Foram desenvolvidos especialmente para o segmento do Turismo de Aventura com base nas normas da ABNT e na experiência de profissionais selecionados. Foram elaborados com um conceito inovador, buscando organizar o que existe de mais atual e moderno para a qualificação de empresas e pessoas e se encontram adequados às características e a realidade do mercado de Turismo de Aventura no Brasil.

Os conteúdos dos cursos EAD representam uma referência de qualificação para empresas e profissionais do turismo de aventura no Brasil. Você e sua empresa não podem deixar de participar!

Os cursos serão acompanhados por monitores e tutores que ajudam os alunos a esclarecerem suas dúvidas de conteúdo e navegação, além de vídeos, animações, questões interativas, ferramentas e planilhas que você poderá levar para sua atividade, tudo para possibilitar o melhor aprendizado possível e manter os alunos conectados no curso.

OBJETIVOS
Proporcionar aos empresários e profissionais de turismo de aventura informação e conhecimento de qualidade, baseados em normas técnicas brasileiras de turismo de aventura e conceitos atuais de gestão empresarial, visando o aumento da competitividade e profissionalismo do segmento.

Disseminar os conceitos e referências, bem como estimular e facilitar a adoção dos critérios e requisitos estabelecidos nas normas técnicas brasileiras publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Proporcionar conhecimento sobre gestão empresarial aplicada à realidade do turismo de aventura e ser fonte de referência e consulta para os empresários.

Possibilitar a aplicação do aprendizado ao cotidiano das empresas e profissionais por meio de exercícios, planilhas, formulários, organogramas e outras ferramentas, facilmente aplicados no dia a dia do trabalho com o turismo de aventura.

CURSOS DISPONÍVEIS
O Programa Aventura Segura investiu na elaboração de três cursos de educação a distância, que juntos se tornam peça fundamental nesse processo que pode revolucionar o mercado do Turismo de Aventura no Brasil.

  • Gestão Empresarial – não existe negócio seguro sem gestão empresarial. Saúde financeira, estratégia de negócio, organização administrativa são essenciais ao negócio no turismo de aventura.
  • Sistema de Gestão da Segurança – Elaborado de acordo com a ABNT NBR 15331 – tem a segurança como seu principal foco. Ensina como desenvolver, organizar e adotar as medidas de segurança que todo negócio de turismo de aventura precisa ter.
  • •Competências Mínimas do Condutor – Elaborado de acordo com a ABNT NBR 15285 – está voltado a contribuir para formação de profissionais capazes de conduzir grupos com segurança e qualidade, sendo esta competência a alma do turismo de aventura. Inovador, aborda as atitudes e os conhecimentos básicos necessários para que um profissional conduza as pessoas em atividades de aventura de maneira responsável e segura.

AVALIAÇÃO
A avaliação do curso será feita pelos tutores e monitores e levará em conta a participação do aluno nos fóruns de discussão e demais eventos (como chats) promovidos pelos tutores, além da postagem das atividades individuais relacionadas ao conteúdo do curso.

Será considerado aprovado o aluno que obtiver média on-line igual ou superior a 6,0 (seis) - nota obtida através da entrega das atividades e da participação nas discussões.

Ao final do curso o aluno avaliará seu aproveitamento e a satisfação de suas expectativas, bem como a qualidade do curso como um todo.

Os alunos aprovados receberão do Programa Aventura Segura, um atestado de conclusão do curso.

ATESTADO
Os alunos aprovados receberão do Programa Aventura Segura um “Atestado de Conclusão” gerado no próprio ambiente virtual de aprendizagem que poderá ser impresso pelo aluno onde ele preferir.

INVESTIMENTO
Os Cursos de Educação a Distância (EAD) do Programa Aventura Segura são GRATUITOS, e podem ser realizados por qualquer profissional que atue no segmento de Turismo de Aventura.

SELEÇÃO E INSCRIÇÃO
A inscrição nos cursos EAD será feita em duas etapas: pré-inscrição e inscrição. Seu primeiro passo será a seleção do curso para que o Programa Aventura Segura possa organizar as turmas e o segundo a inscrição definitiva.

Tenha cuidado e atenção no preenchimento do cadastro. Informe os dados solicitados de maneira correta e completa.

Passo a passo:

1. O interessado deverá fazer sua pré-inscrição no Site da ABETA, no curso de seu interesse, preencher os dados na ficha de cadastro para seleção e nos enviar clicando em “ENVIAR” no fim da página. Cabe lembrar que é essencial o preenchimento correto do e-mail para o sucesso de seu cadastramento. A inscrição somente poderá ser efetuada em um curso de cada vez, após ter concluído com sucesso o primeiro você receberá um novo e-mail perguntando sobre seu interesse em realizar outro.

2. Você receberá então um e-mail resposta automático com a confirmação de que seu cadastro foi realizado com sucesso, caso contrário repita a operação de cadastramento.

3. A ficha devidamente preenchida será enviada para a ABETA, avaliada e processada pela equipe de qualificação do Programa Aventura Segura.

4. Após serem selecionados e devidamente inseridos em suas turmas os futuros alunos receberão um e-mail com a previsão de início do curso e a verificação da disponibilidade dele em começar o mesmo na data sugerida. Justificar

5 Após a confirmação, a equipe de Qualificação do Programa encaminhará para seu e-mail instruções detalhadas, com o número de sua turma e o código chave para que você possa acessar o ambiente de aprendizagem.

Para maiores informações visite o site da ABETA: http://www.abeta.com.br/aventura-segura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário